PROJETO XADREZ EDUCATIVO
TEMA :O Jogo de xadrez como instrumento auxiliar no ensino da Matemática.
COORDENAÇÃO : IRAN FERREIRA
FEV.2010
JUSTIFICATIVA:
O ensino da matemática traz em seu bojo inúmeras dificuldades de ordem metodológica. Não é difícil encontrarmos educandos que têm verdadeiro “horror” à disciplina, pois para eles, esta possui apenas problemas e contas mirabolantes e que nada tem a ver com suas realidades. A matemática ganhou o estereótipo de disciplina complicada, chata e sem sentido prático para a vida das pessoas.
Como enriquecer as aulas de matemática, tornando o seu ensino mais prazeroso? Ensinar matemática de forma eficiente requer um repensar da prática educativa, principalmente no seu aspecto metodológico, tornando o seu ensino mais criativo e crítico, para assim formar sujeitos mais indagadores e autônomos.
O processo ensino – aprendizagem da matemática deve permitir que os educandos interpretem situações -problemas do seu cotidiano, ou seja, que eles consigam se perceber no seu contexto sócio-cultural, incentivados a desenvolver suas potencialidades críticas e criativas, estimulando a argumentação, investigação e a autonomia.
Nessa perspectiva para o bom aprendizado da matemática é necessário utilizar vários recursos auxiliares no processo de construção do conhecimento, como exemplo: os jogos.
Os jogos têm como características principais às simulações de situações que requerem soluções imediatas.Para isso, há a necessidade de se criar estratégias que possibilitem a solução dos problemas envolvidos em cada situação.
O xadrez é um dos jogos que mais apresenta situações-problemas e que requer concentração e criação de estratégias para superar as dificuldades simuladas no embate.
No ensino da matemática o xadrez pode ser usado como um forte aliado, tanto no exercício da concentração, quanto na facilitação da compreensão de muitos conteúdos da disciplina, tais como: simetria, coordenadas cartesianas , potenciação, cálculos aritméticos e muitos outros que possam ser observados.
Na busca de instrumentos que torne o ensino da matemática mais atraente e com o compromisso de fazer sua integração com as demais disciplinas do ensino regular, o jogo de xadrez apresenta-se como uma ferramenta interdisciplinar. Seu contexto histórico pode ser explorado dentro da disciplina História, pesquisando as várias versões a respeito de sua origem. Na disciplina Geografia pode-se estudar coordenadas, escalas e mapas. Porém, sua maior contribuição é na matemática, por conta das infinitas combinações de jogadas o enxadrista deve ter muita concentração e raciocínio características peculiares desta disciplina.
Atualmente existem vários programas de computador relacionados ao xadrez, o que permite que as aulas sejam ministradas no Laboratório de Informática aumentando o interesse pelas aulas, pois assim aliamos o lado lúdico do jogo de xadrez e o fascínio que os computadores despertam nas crianças e jovens.
Diante do exposto podemos concluir que a introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática possibilitará a interdisciplinaridade, aspecto sempre difícil de ser alcançado, pois a matemática tende a se isolar e ainda contribuirá para melhorar a concentração, raciocínio lógico e assiduidade dos educandos.
OBJETIVOS:
- Utilizar o jogo de xadrez como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática, a fim de tornar as aulas mais atraentes e prazerosas.
- Usufruir dos benefícios que o jogo/esporte pode proporcionar aos que o praticam: estímulo do raciocínio lógico, aumento do poder de concentração, respeito à regras e aos adversários.
- Proporcionar a interdisciplinaridade da Matemática com as outras disciplinas como História, geografia, Artes, etc.
- Estimular a prática do xadrez como opção de esporte e entretenimento.
METODOLOGIA:
· Aulas expositivas com apresentação de slides em power-poit.
· Apresentação de vídeo : TV Escola – Com ciência (xadrez na escola)
· Aulas práticas com a utilização de jogos de xadrez e programas de computadores.
· Promoção de torneios para estimular a prática do jogo/esporte.
RECURSOS:
· Computador com acesso à internet.
· Data-show
· Programas de computador.
· Caixa amplificada.
· Microfone.
· 10 jogos de xadrez.
CRONOGRAMA
N ° DE AULAS | TEMA | PERÍODO |
1 | Apresentação |
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5 | Aulas práticas |
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2 | Avaliação |
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1 | Promoção de torneio |
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AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se a durante todo o processo verificando o desenvolvimento dos alunos na prática do jogo e nos objetivos pontuados : concentração, raciocínio lógico matemático, respeito às regras e aos adversários.
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