Quem sou eu

Minha foto
Quem sou eu? Iran José Brito Ferreira é um batalhador que sempre acreditou na Educação como modo de alcançar seus objetivos. Sempre estudou em escola pública e tem muito orgulho disso, cursou Matemática, Física e Eng. Elétrica ( os dois últimos não concluiu por falte de tempo para frequentar às aulas), especializou-se em Ensino de Matemática pela UFPA /NPADC (Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico). Atualmente é mestrando em Ciências Ambientais na Universidade de Taubaté-SP (UNITAU). Como maior conquista considera a sua família que construiu com Roseani Tavares. Essa família é premiada por duas filhas lindas Fabi e Duda que são as coisas mais maravilhosas do mundo e que juntos formam uma família muito feliz. Tem como atividade principal a de Educador, sendo servidor público nas escolas das redes Municipal (SEMEC) e Estadual (SEDUC) de Belém do Pará, na condição de Professor de Matemática, onde ingressou através de concurso nas duas secretarias. Um outro motivo de muito orgulho é ser torcedor fanático do Paysandu Esporte Clube, Clube que já lhe deu muitas alegrias.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PROJETO XADREZ EDUCATIVO

Posição Inicial

TEMA :O Jogo de xadrez como instrumento auxiliar no ensino da Matemática.

COORDENAÇÃO : IRAN FERREIRA

FEV.2010

JUSTIFICATIVA:

O ensino da matemática traz em seu bojo inúmeras dificuldades de ordem metodológica. Não é difícil encontrarmos educandos que têm verdadeiro “horror” à disciplina, pois para eles, esta possui apenas problemas e contas mirabolantes e que nada tem a ver com suas realidades. A matemática ganhou o estereótipo de disciplina complicada, chata e sem sentido prático para a vida das pessoas.

Como enriquecer as aulas de matemática, tornando o seu ensino mais prazeroso? Ensinar matemática de forma eficiente requer um repensar da prática educativa, principalmente no seu aspecto metodológico, tornando o seu ensino mais criativo e crítico, para assim formar sujeitos mais indagadores e autônomos.

O processo ensino – aprendizagem da matemática deve permitir que os educandos interpretem situações -problemas do seu cotidiano, ou seja, que eles consigam se perceber no seu contexto sócio-cultural, incentivados a desenvolver suas potencialidades críticas e criativas, estimulando a argumentação, investigação e a autonomia.

Nessa perspectiva para o bom aprendizado da matemática é necessário utilizar vários recursos auxiliares no processo de construção do conhecimento, como exemplo: os jogos.

Os jogos têm como características principais às simulações de situações que requerem soluções imediatas.Para isso, há a necessidade de se criar estratégias que possibilitem a solução dos problemas envolvidos em cada situação.

O xadrez é um dos jogos que mais apresenta situações-problemas e que requer concentração e criação de estratégias para superar as dificuldades simuladas no embate.

No ensino da matemática o xadrez pode ser usado como um forte aliado, tanto no exercício da concentração, quanto na facilitação da compreensão de muitos conteúdos da disciplina, tais como: simetria, coordenadas cartesianas , potenciação, cálculos aritméticos e muitos outros que possam ser observados.

Na busca de instrumentos que torne o ensino da matemática mais atraente e com o compromisso de fazer sua integração com as demais disciplinas do ensino regular, o jogo de xadrez apresenta-se como uma ferramenta interdisciplinar. Seu contexto histórico pode ser explorado dentro da disciplina História, pesquisando as várias versões a respeito de sua origem. Na disciplina Geografia pode-se estudar coordenadas, escalas e mapas. Porém, sua maior contribuição é na matemática, por conta das infinitas combinações de jogadas o enxadrista deve ter muita concentração e raciocínio características peculiares desta disciplina.

Atualmente existem vários programas de computador relacionados ao xadrez, o que permite que as aulas sejam ministradas no Laboratório de Informática aumentando o interesse pelas aulas, pois assim aliamos o lado lúdico do jogo de xadrez e o fascínio que os computadores despertam nas crianças e jovens.

Diante do exposto podemos concluir que a introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática possibilitará a interdisciplinaridade, aspecto sempre difícil de ser alcançado, pois a matemática tende a se isolar e ainda contribuirá para melhorar a concentração, raciocínio lógico e assiduidade dos educandos.


OBJETIVOS:

  • Utilizar o jogo de xadrez como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática, a fim de tornar as aulas mais atraentes e prazerosas.
  • Usufruir dos benefícios que o jogo/esporte pode proporcionar aos que o praticam: estímulo do raciocínio lógico, aumento do poder de concentração, respeito à regras e aos adversários.
  • Proporcionar a interdisciplinaridade da Matemática com as outras disciplinas como História, geografia, Artes, etc.
  • Estimular a prática do xadrez como opção de esporte e entretenimento.

METODOLOGIA:

· Aulas expositivas com apresentação de slides em power-poit.

· Apresentação de vídeo : TV Escola – Com ciência (xadrez na escola)

· Aulas práticas com a utilização de jogos de xadrez e programas de computadores.

· Promoção de torneios para estimular a prática do jogo/esporte.

RECURSOS:

· Computador com acesso à internet.

· Data-show

· Programas de computador.

· Caixa amplificada.

· Microfone.

· 10 jogos de xadrez.

CRONOGRAMA

N ° DE AULAS

TEMA

PERÍODO

1

Apresentação

5

Aulas práticas

2

Avaliação

1

Promoção de torneio

AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se a durante todo o processo verificando o desenvolvimento dos alunos na prática do jogo e nos objetivos pontuados : concentração, raciocínio lógico matemático, respeito às regras e aos adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário